Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

É indevida a cobrança de juros acima de 12% ao ano no crediário por comércio varejista.

há 4 anos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em sessão por vídeoconferência na data de 28/04/2020, manteve decisão que considerou ilegal a cobrança de juros remuneratórios superiores a 1% ao mês nas vendas pelo crediário no comércio varejista.

Tal decisão restou fundamentada em razão das lojas varejistas não se submeterem ao controle, à fiscalização e às políticas de concessão de crédito definidas pelo referido órgão superior do Sistema Financeiro Nacional [CMN] e não podem firmar contratos bancários, como o de financiamento, contratando juros pelas taxas médias de mercado, visto que não são instituições financeiras.

Sendo assim, por não se equipararem a instituições financeiras e não estarem sujeitos à fiscalização e à regulação do Conselho Monetário Nacional (CMN), esses estabelecimentos devem respeitar o limite fixado pelo Código Civil nos artigos 406 e 591.

  • Publicações17
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-indevida-a-cobranca-de-juros-acima-de-12-ao-ano-no-crediario-por-comercio-varejista/840452015

Informações relacionadas

Ivonildo Reis Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

Alegações Finais: Estelionato - Art. 171, caput, do Código Penal.

Petição Inicial - TJMG - Ação Revisional de Contrato com Pedido de Indenização por Danos Morais - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra VIA Varejo e Banco Bradesco

Razões - TJSP - Ação Práticas Abusivas - Procedimento Comum Cível - contra Riachuelo

Vs Petições, Professor
Notíciashá 4 anos

Compra no carnê. Lojas varejistas não podem cobrar juros acima de 12% ao ano no crediário

Modeloshá 6 anos

[Modelo] para Publicação de Artigo, Notícia, Modelo ou Peça no JusBrasil.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)